Reflexão sobre a experiência em educação a distância
Página 1 de 1
Reflexão sobre a experiência em educação a distância
Caros alunos,
Essa experiência em ead foi na verdade ume experimentação da natureza emergencial. É começando o semestre que soube que teria que cumprir a carga horaria de 15 semanas em 7 semanas. Na falta de disponibilidade presencial me pareceu o único jeito de tentar compensar.
Certos alunos manifestaram resistência ou dificuldade que seja pela dificuldade de acesso a internet ou pela pouca familiaridade com os computadores (nesse caso entretanto a obrigação de usar computador e internet em se foi uma aprendizagem importante). O principal inimigo talvez foi a simples falta de tempo: logo estávamos no fim do semestre, num semestre encurtado, e vocês tinham que cumprir numerosas obrigações nas outras disciplinas.
Com a falta de tempo não foi possível avaliar . Mesmo que esse processo se deu em condições especificas que espero não se repetiram, me parece que importante vocês se expressar sobre o que funcionou e ou que não funcionou nesse processo.
Logo gostaria que vocês se expressam a respeito de nossa pequena experiência em EAD a traves dos sites, do forum e do e-mail.
Deixo algumas pistas para vocês se inspirar:
A falta de familiaridade com a tecnologia e/ou a dificuldade de acesso podem limitar a aprendizagem. Foi seu caso?
EAD implica auto-formação e autodidaxia: os alunos precisam manifestar autonomia frente ao processo de aprendizagem pois eles devem, dentro de certos limites, determinar quando vão aprender, em que ordem, etc.
Gostam disso? E muita responsabilidade?
A EAD pode significar mais interações significativas entre os alunos que o ensino presencial a traves de ferramenta como blog, chat, e forum.
Vocês ficaram interessados pela produção dos outros? Olharam, responderam a mensagens dos outros?
Essa experiência em ead foi na verdade ume experimentação da natureza emergencial. É começando o semestre que soube que teria que cumprir a carga horaria de 15 semanas em 7 semanas. Na falta de disponibilidade presencial me pareceu o único jeito de tentar compensar.
Certos alunos manifestaram resistência ou dificuldade que seja pela dificuldade de acesso a internet ou pela pouca familiaridade com os computadores (nesse caso entretanto a obrigação de usar computador e internet em se foi uma aprendizagem importante). O principal inimigo talvez foi a simples falta de tempo: logo estávamos no fim do semestre, num semestre encurtado, e vocês tinham que cumprir numerosas obrigações nas outras disciplinas.
Com a falta de tempo não foi possível avaliar . Mesmo que esse processo se deu em condições especificas que espero não se repetiram, me parece que importante vocês se expressar sobre o que funcionou e ou que não funcionou nesse processo.
Logo gostaria que vocês se expressam a respeito de nossa pequena experiência em EAD a traves dos sites, do forum e do e-mail.
Deixo algumas pistas para vocês se inspirar:
A falta de familiaridade com a tecnologia e/ou a dificuldade de acesso podem limitar a aprendizagem. Foi seu caso?
EAD implica auto-formação e autodidaxia: os alunos precisam manifestar autonomia frente ao processo de aprendizagem pois eles devem, dentro de certos limites, determinar quando vão aprender, em que ordem, etc.
Gostam disso? E muita responsabilidade?
A EAD pode significar mais interações significativas entre os alunos que o ensino presencial a traves de ferramenta como blog, chat, e forum.
Vocês ficaram interessados pela produção dos outros? Olharam, responderam a mensagens dos outros?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|