Eric UEFS Economia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas.

4 participantes

Ir para baixo

Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas. Empty Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas.

Mensagem  alex Sex Fev 22, 2008 1:13 pm

Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas.

Esta é uma clássica mensagem recebida por grande parte dos usuários de e-mail do país, e levada a sério por muitas outras pessoas, estritamente por usar um apelo humanitário e até religioso em algumas situações. Trata-se, conforme citado por Éric, de um texto com tanta credibilidade quanto o que aborda o tema da "senha ao contrário em caso de sequestro", ou o que fala sobre "o portador do HIV que está solto pelas ruas aplicando seu sangue nas pessoas". Ou seja, nenhuma credibilidade.
A fim de refrescar vossas memórias, há uma versão que corre por aí que diz que uma garrafa (dessas Pet de 2 litros) cheia pode ser vendida por R$ 300,00! e em outra, você pode trocar pelas já citadas cadeiras de rodas.
Segundo o boato, os preciosos lacres são confeccionados com um material muito mais precioso do que o alumínio da latinha.
Cansado da repercussão estrondosa desta pulha (corrijam-me se estiver errado), o website www.sucatas.com, especializado em reciclagem, postou em sua página algumas explicações a fim de desmascarar a farsa dos lacres de latinhas. Eu peguei da página e transcrevo aqui:

- Devido ao tamanho reduzido, muitos deles podem se perder antes de chegar ao local onde serão reciclados.
- No processo de reciclagem da lata, elas são peneiradas e a chance de anéis soltos acabarem indo junto com a areia/terra da limpeza é muito grande.
- Pelo fato de a liga de alumínio que reciclamos ser utilizada apenas para fazer o corpo da lata e ter teor de magnésio menor que a dos anéis, o uso apenas do anel no processo de reciclagem pode contaminar o alumínio reciclado, pois o teor de magnésio fica acima do desejado, assim o material fica contaminado ou “fora das especificações”.
- Pelas razões acima, o alumínio dos anéis, quando vendido separado, tem menor valor comercial do que as latas inteiras, ou seja, vale menos! (Pasmem)
- Pior ainda que as razões acima, é a frustração de ter tido o trabalho para ter a latinha na mão, arrancar o anel, guardá-lo e depois descobrir que ele não vale mais que a lata, ao contrário, com muito menos latas você consegue a mesma coisa.
- Se a intenção é ajudar alguém a ter uma cadeira de rodas, saibam que juntando as latinhas com anéis você precisará de 6.020 latas, mas para conseguir a mesma cadeira de rodas só com anéis, você vai precisar de 286.667 deles!
- Com 70 latas você tem 1kg, para ter 1kg em anéis são necessários 3.333 anéis!!!”

Além disso, o jornal O Cruzeiro, publicou uma matéria enfocando um garoto que acreditado pela lenda, juntou 14000 lacres e, obviamente, não ganhou o prêmio que esperava. O link está em: http://www.quatrocantos.com/lendas/imagem_lendas/lacres.jpg

Espero ter ajudado e suscitado o primeiro debate no nosso fórum. Eu, particularmente, tomo muito cuidado com as informações que recebo via e-mail, e redobro esta atenção quando trata-se de uma informação de forte apelo religioso, infelizmente, é por aí que os farsantes ou "hoax" (correto, Éric?) tentam nos ganhar!


um abraço!

Alex Daniel
alex
alex

Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/02/2008

http://algodecretino.spaceblog.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas. Empty Uma pulha diferente

Mensagem  Admin Sáb Fev 23, 2008 11:07 am

Muito interessante sua contribuição e reflexão Alex.

Primeiro você nós dá um exemplo de um pulha virtual (é hoax em inglês sim) de um tipo diferente pois apela não só para repassar a (des)informação mas pede para fazer alguma coisa apelando para a solidariedade e a generosidade de que vai ler o e-mail.

Esse caso logo é diferente do caso Roraima e do caso Sequestro Relempago. E um tipo ainda mais delicado pois existe (eu acho) casos de pessoas que fazem um apelo a solidariedade verdadeiro por e-mail... Outros já receberam e-mail desse tipo?

Você também menciona dois sites super relevantes. Um que desmacara lendas em gerais e que sempre vale a pena consultar Alias vocês podem ver o que se encontra sobre o caso Roraima : http://www.quatrocantos.com/LENDAS/145_roraima.htm . Ou outro é um site especializado no assunto do e-mail (reciclagem). E importante (e não sempre muito fácil) saber reconhecer os sites que têm mais credibilidade sobre um assunto ou outro.

Você nos mostra também que no caso dessa pulha virtual não se trata só de uma informação errada que pode ser visto como uma coisa divertida. E uma desinformação que pode levar gente a gastar seu tempo e ficar frustrados.

Uma sugestão minha para terminar... Querem ser ecológicos: param de comprar garafas PET e bebem sucos feitos com frutas na hora. Vai melhorar sua saúde, ser bom para o planeta e vão economizar dinheiro que poderão dar para organismos que ajudam a distribuir cadeiras de roda... E bem verdade que essa sugestão minha não tem nada a ver com a disciplina Smile ...
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2008

https://uefsericeconomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas. Empty Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas

Mensagem  Ramon Sex Mar 07, 2008 12:43 pm

Esta é mais uma mensagem que muitas pessoas recebem em seus e-mail. Mensagens como essa são espalhadas pela rede a todo momento e atingem grande parte dos internáutas. São informaçoes ou simples frases falsas, que infelismente algumas pessoas que não possuem espírito crítico acreditam e leva a sério. As pessoas têm que questionarem! Por que alguem mandariam essa mensagem para o meu e-mail? Com que objetivo?

Ramon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas. Empty Re: Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas.

Mensagem  laíse Sex Mar 07, 2008 5:57 pm

è realmente a unica coisa que me vem a cabeça diante de uma mensagem deste tipo é a pergunta" que interesse as pessoas tem em divulgar ideias que não são verdadeiras?"
Acho que simplesmente se sentem orgulhosas de verem algo feito por elas indo a frete com tanta velocidade.
laíse
laíse

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas. Empty Re: Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos